2020

Mercê do Bairro

De bairro em bairro, transformando realidades

  • Essência
  • Naming
  • Sistema verbal
  • Sistema visual
  • Diretrizes de comunicação
  • Brandbook online

No seu bairro, tem um mercadinho?
Olhando de canto em canto, vemos um nicho com muito potencial, mas também muito informal. Foi aí que nossos clientes enxergaram a oportunidade de ajudar esses varejistas a viverem bem com seus próprios negócios e nós fomos convidados a tirar esse desafio do papel criando uma marca com força para conectar esses varejos a novas oportunidades, e assim, apoiar milhares de pessoas. E claro, sem ter medo de criar novos métodos, metodologias, slides e formatos para nos adaptarmos ao dinamismo de todo o projeto.

Mergulhamos de cabeça nesse mundo em conversas com varejistas e clientes. Nelas descobrimos vidas cheias de histórias, desafios, superação e muito trabalho. Porque cada lugar carrega o suor e a garra de seus donos. Foi a partir dessas trocas que colhemos o insight “Chegou a hora da vida sorrir pra ele!”. Com tudo sendo amarrado pelo propósito de colocar a inteligência de varejo nas mãos das pessoas certas, mudando realidades, um bairro por vez. E isso só acontece quando se tem, lado a lado, um braço direito que te ajuda a crescer de um jeito mais fácil.

Partindo da estratégia, iniciamos o naming com uma missão: encontrar um nome que traduzisse da melhor forma o calor humano e a parceria da marca. Foram mais de 5 reuniões em equipe, 300 nomes criados e uma pesquisa feita com 80 clientes para chegarmos em algo que tivesse alma de bairro e que fosse bem próximo na medida certa, assim nasceu a Mercê do Bairro.

Uma marca que já nasceu com muito pra falar, do bairro pro mundo.

Aguçamos nossa sensibilidade e buscamos a inspiração nos rádios dos mercados e na música para criar um verbal popular, brasileiro e musical. Uma voz que carrega sotaques, expressões e experiências reais por onde passa. Proximidade com quê de bairro e papo de vizinho, para ver a comunidade toda crescer e ganhar junto.

Com calor e bom humor, as formas básicas e curvas dão o ritmo de um visual feito pra todo mundo. Prático e simples, pra ajudar a Jéssica a divulgar o descontão ou o Vanderlei encontrar o fermento pro pão.

A Mercê da Jéssica foi o piloto da marca, transformada em 3 semanas, um verdadeiro banho de loja.

Do brief a vida real em 5 meses. Times ágeis por natureza, e não por metodologia. Conversar com os pequenos varejistas e entender de onde vinha a motivação deles serviu de insight, inspiração para linguagem e foi a nossa maior fonte de energia.
O resultado é uma marca dinâmica, modular e que nasce pensada para o omnichannel.